jump to navigation

A honestidade… A verdade… 4 julho, 2011

Posted by Mônica Góes in Estado de Espírito, Meus Escritos.
Tags: ,
trackback

A alguns anos eu coloquei na minha vida a premissa de que a honestidade e a verdade para com aqueles que amamos sempre seria minha primeira escolha. Nenhuma das pessoas que amo poderá, até onde me lembro, algum dia dizer que foi ludibriada ou enganada por mim. Às vezes por amarmos demais alguém, protejemos esta pessoa de todo e qualquer sofrimento.

Mas o mais interessante desta postura minha, é que muitas vezes pago tão ou mais caro por ser honesta do que um desonesto. O que é isso? Que parte louca é essa da natureza humana?

Ok. Muitas coisas doem. Doem de verdade. Mas viver na ilusão não é pior? Eu tomo umas raquetadas de honestidade de vez em quando (afinal quem planta, colhe), contesto, discordo, argumento. Mas o travesseiro é um conselheiro infalível. Então, a partir deste ponto, caso deseje ser desonesto com você mesmo, aí sim o problema é único e exclusivo seu.

E tem mais. Nem tudo que te dizem de forma honesta é a verdade sobre os fatos. Eu, você, qualquer um pode se equivocar. Fazer uma leitura indevida. Por isso ser honesto requer também uma grande capacidade de se redimir e pedir perdão. A algum tempo também, como diria Renato Russo, acho que “aprendi a perdoar e a pedir perdão”. Às vezes demooora. Mas um dia sai daqui deste coração peludo cheio de imprefeições.

Enfim… eu espero que valha a pena… pois o contrário nunca me valeu.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: